quinta-feira, 9 de julho de 2015

"A SUA CÉDULA É REAL?" VERSÃO WEB

OLHA A FOCA!

Oi, pessoal! Hoje nós convidamos vocês, internautas, a participar da nossa oficina VERSÃO WEB
Isso mesmo, galera... desbravando horizontes através da tecnologia! 
Nós apresentamos a oficina "A SUA CÉDULA É REAL?" dia 19 de junho, no ICC Norte, e agora estamos disponibilizando uma versão para quem não pôde comparecer e se interessou pelo assunto. =D 

Como vocês sabem, nosso blog trata da análise dos sinais de validação das cédulas de real, e nossa apresentação vai mostrar que a Arquivologia está mais presente na sua vida do que você imagina. 

VEM COMIGO!

Para acessar a apresentação em Prezi, clique aqui.

SOBRE A DISCIPLINA
Durante esse semestre aprendemos a analisar o documento identificando suas características diplomáticas e tipológicas. 
A análise diplomática consiste na análise dos elementos estruturais do documento (fizemos isso algumas vezes aqui no blog) tais como, gênero, formato, forma, espécie e suporte. A análise tipológica se ocupa das séries documentais. O que é série documental? Série documental é a relação da espécie+função para qual o documento foi criado. Usamos de exemplo na nossa apresentação na versão web as certidões (espécie: certidão/série: certidão de nascimento)
Nós, do grupo Foca na Diplomática, escolhemos trabalhar com as cédulas de real na disciplina de Diplomática e Tipologia Documental. Mas como encaixar as cédulas de real como documento arquivístico? Esse foi nosso desafio durante esses meses.
Pesquisando e através da visita que fizemos no Museu de Valores do Banco Central, descobrimos que existe uma cédula que é notoriamente um documento de arquivo: o protótipo da casa da moeda (protótipo é um produto de trabalho da fase de testes e/ou planejamento de um projeto) que é uma cédula modelo para criação de todas as cédulas que circulam por aí hoje. Entretanto, durante a oficina, também realizamos a análise diplomática da cédula que nós criamos! Isso mesmo, a cédula da FOCA!  

Nesta análise levamos em consideração o arquivo do nosso blog como o produtor(fundo).

SOBRE O BLOG

O blog FOCA NA DIPLOMÁTICA surgiu para a realização de tarefas referentes à disciplina de Diplomática e Tipologia Documental. Como objeto desta ferramenta, escolhemos as cédulas para estudar junto à vocês.  O blog é composto de 5 pessoinhas muito especiais: Brenda, Carol, Cynthia, Pedro e a Clara.
O nome nós escolhemos depois de muito "matutar" e quando não tínhamos mais tempo pra escolher, resolvemos FOCAR na diplomática! (hahahaha).


É isso, pessoal! Muito obrigada por estarem com a gente durante esse semestre. Espero encontrá-los mais vezes!
FOCA NA ARQUIVOLOGIA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário