segunda-feira, 1 de junho de 2015

Baita Curiosidade!

Você sabe quem é a figura com rosto feminino que está estampada em moedas e nas cédulas de real? Não?! Ou sabe por que nossa moeda se chama "real"?

Cédula de Real modelo antigo

A escolha do nome 'Real' para a designação da nova moeda tem muitas especulações, sendo uma das mais utilizadas e conhecidas a questão da relação deste nome com a primeira unidade monetária do Brasil, o 'Réis', e, além disso, buscava-se trazer o sentido de realidade, isto é, transmitir o real valor da unidade.

A Liberdade Guiando o Povo', do pintor Ferdinand Victor Eugène Delacroix


Sabe-se que a Efígie trazida nas células tem o nome de Marianne e é uma figura do sexo feminino que simboliza a Liberdade da República Francesa, foi inspirada na obra 'A Liberdade Guiando o Povo', do pintor Ferdinand Victor Eugène Delacroix, em 1830.  Esta personificação representa a intensificação dos Valores da República e dos cidadãos franceses, ao ser simbolizada pela razão, nação, pátria e virtudes da república. A escolha de seu nome, portanto, especula-se ser uma junção dos nomes mais comuns entre as mulheres francesas, Marie e Anne.

Fonte:  Oficina da Net

Gostaram?
Até a próxima! FOCA NA CURIOSIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário